#TBT: FORD MODELO TT, O AVÔ DAS PICAPES

27/10/2022
  • O utilitário derivado do Modelo T surgiu da necessidade de veículos mais fortes para o transporte de carga
  • A produção total do veículo chegou a 1,3 milhão de unidades em seus 11 anos no mercado
  • O precursor abriu caminho para outros modelos, como a atual Série F, e a liderança mundial da marca no segmento

A Ford é reconhecida pela liderança mundial em picapes, fato que se deve principalmente ao notável desempenho da Série F, picape mais vendida da América do Norte há 45 anos consecutivos. Porém, esse legado começou a ser construído muito antes, há exatamente 105 anos, com o lançamento do Modelo TT, versão utilitária do Modelo T, que criou as bases para a popularização do segmento.


O Modelo TT surgiu em um momento em que o sistema rodoviário dos Estados Unidos estava sendo expandido, graças em grande parte ao sucesso do Modelo T, e as empresas buscavam opções de veículos mais pesados, mais fortes e econômicos para as operações de transporte. Os fabricantes do segmento de reposição já ofereciam adaptações para o Modelo T – que representava metade de todos os veículos da América do Norte em 1917 – com a instalação de caçambas antes de Henry Ford aproveitar essa nova demanda.


O Modelo T foi o veículo que deu início à produção em massa da Ford, estimulada pela entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. A versão picape, lançada em 1917, mantinha a cabine e o motor do antecessor, mas trazia uma estrutura mais robusta com capacidade para transportar até uma tonelada de carga útil. O Modelo TT adicionava 61 centímetros à distância entre-eixos de 3,05 metros do Modelo T. Tinha também suspensão traseira mais rígida, um eixo de tração traseiro mais durável, já usado em muitas conversões no pós-venda, rodas de madeira de estilo militar e pneus traseiros de borracha sólida.


O chassi da picape de US$ 600 podia ser personalizado com caçambas e implementos de carga disponíveis no mercado, adaptados para cada tipo de trabalho. As suas vendas acompanharam as do Modelo T. A Ford vendeu pouco mais de 200 unidades do Modelo TT no primeiro ano e no final da década de 1920 já era líder da categoria. Em 1925, a sua produção anual cresceu para mais de 260.000 unidades e a venda total chegou a 1,3 milhão em 1928, quando o Modelo TT foi substituído pelo Modelo AA, com chassi de 1,5 tonelada.


O Modelo TT abriu caminho para a primeira picape da Ford com caçamba integrada, o Modelo T Runabout, que veio em 1925, e muitos outros que se seguiram, incluindo a Ford Série F em 1948. Para saber mais sobre a história do Ford Modelo T, veja aqui.

Sobre a Ford Motor CompanyA Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 182.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com


Notícias

Notícias

Veja todas as novidades da FORD CAER OCEÂNICA


Botão verde do WhatsApp Ford Caer

Siga a Caer nas redes sociais

  • Facebook da Ford Caer
  • Instagram da Ford Caer
  • YouTube da Ford Caer
  • WhatsApp da Ford Caer